Não deve haver preocupação em caso de atraso na vinda dos primeiros Dentes de Leite, pois a idade média normal para o nascimento é por volta de seis meses de idade. Um atraso em torno de mais seis ou oito meses ainda poderá ser considerado dentro dos padrões da normalidade. Também poderemos ter Dentes de Leite que nascem antes do prazo médio, ou seja, logo após o nascimento (“dente natal”), ou por volta de dois a três meses de idade (“dente neonatal”). Se isso ocorrer, procure um Odontopediatra.
No nascimento dos dentes do bebê, podem ocorrer alguns sintomas como diarreia, coceira e abaulamento da gengiva, com aumento da salivação, estado febril e as fezes podem até ficar mais líquidas. Para ajudar o rompimento dos dentinhos e melhorar esse desconforto, deveremos oferecer ao bebê alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva.
A presença dos Dentes de Leite é muito importante porque prepara o caminho (guia) para a erupção dos dentes permanentes, mantendo em equilíbrio harmônico o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos); proporciona uma mastigação e deglutição adequadas dos alimentos e consequente digestão. Um Dente de Leite comprometido seriamente por um processo de cárie poderá levar a uma infecção acarretando a má formação do dente permanente. Além disso, quando nos deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.
Se a criança bater com a boca, deve-se procurar o Odontopediatra para o exame e a Radiografia da região atingida, fazendo uma avaliação do caso. Se houver trauma, guardar o fragmento em soro fisiológico para tentar o procedimento clínico de colagem. Caso ocorra perda do dente, levar o mesmo em soro fisiológico ou leite ao Odontopediatra, onde será feita a avaliação do procedimento adequado.
O uso das mamadeira após a erupção dos dentes poderá levar à chamada cárie de mamadeira, quando houver uso descontrolado e contínuo. O fato de se adicionar outro componente, como açúcar e cereais, leva a um aumento da cárie. Também recomendamos que a mamadeira noturna seja suspensa tão logo erupcione o primeiro dente. Caso haja dificuldade, poderá se oferecer água pura. Assim, é recomendável que o uso da mamadeira deva ser interrompido desde os nove meses até o primeiro ano de vida. Essa redução deverá ser gradual.
A escovação dos primeiros dentes deverá ser iniciada assim que estes estejam erupcionando, com escova infantil e de cerdas macias. Antes da erupção dos dentinhos, a boca e a gengiva do bebê já deverão ser limpas com a ponta de uma fralda ou com gaze embebida em água filtrada. Os hábitos de higiene, aprendidos quando criança serão levados para a vida adulta.
A aplicação de Flúor no consultório dentário deverá ser iniciada já na dentição de leite (dentição decídua), assim que esta esteja completa por volta de dois anos e meio a três anos de idade. O Flúor é um dos agentes importantes na redução da cárie dentária (que é uma doença infectocontagiosa), em conjunto com outros métodos de prevenção, tais como a escovação e a dieta equilibrada, além do consumo de água fluoretada.
O uso da chupeta (ou mesmo chupar o dedo) faz os dentes entortarem, pois a chupeta ou a sucção do dedo levam a um desequilíbrio das arcadas dentárias e à má posição dos dentes. O hábito da chupeta deverá ser interrompido por volta de três anos de idade, quando a criança já está consciente de suas vontades e não requer mais a compensação de sugar. Portanto, devemos encorajá-la a largar o hábito, sendo, às vezes, uma troca agradável e consciente. A retirada do hábito de sucção do dedo requer mais consciência por parte da criança, força de vontade e sua colaboração, que poderá acontecer um pouco mais tarde. Nos casos mais severos, a avaliação de um psicólogo é recomendável.
O antibiótico que mais poderá levar a manchas nos dentes de leite é a Tetraciclina, quando administrada durante a gestação em grande quantidade e longa duração. O mesmo pode acontecer para os dentes permanentes quando administrado à criança logo após o nascimento.