As Lâminas Cerâmicas ou Lentes de Contato Cerâmicas são opções atuais e muito usados para os dentes anteriores.
Era uma tarde tranquila em que as amigas marcaram de se encontrar. 13 horas foi o combinado. Os restaurantes do shopping ainda não estavam lotados e Marcia chegou um pouco antes. Ansiosa para mostrar. Foram muitos meses de tratamento em são Paulo, indo às vezes duas a três vezes por semana.
Finalmente terminou e ela precisava mostrar para as amigas. Perguntou primeiro para seu marido: “O que achou?” Após breve exame ele disse que adorou o vestido. Já percebendo que ela estava brava, completou: “O cabelo? Acho que está ótimo também”.
Furiosa, disse: “Não! Olha aqui o meus dentes novos!”
Aí azedou tudo, pois ele disse: “Está parecendo… branco demais… e… a gengiva não está um pouco escura… na borda?” Choradeira.
Então ela precisava mostrar para as amigas.
O que Marcia não sabia é que coroas de porcelana podem ser: metalo-cerâmicas, isto é, ter metal por baixo da porcelana.
Ah, em tempo: porcelana ou cerâmica são sinônimos na Odontologia. Pode chamar de porcelana ou cerâmica que está certo. Ou então, as cerâmicas podem ser feitas sem metal: cerâmicas puras. O sistema mais moderno e mais utilizado hoje é o E-Max, da alemã Ivoclair, que não deixa transparecer aquela sombra escura que às vezes aparece na borda gengival quando se usa metal.
Mas vamos lá: ansiedade aumentando, Rose, Gicelly e Lia não chegavam. E iam chegar as três juntas. Já estava literalmente roendo as unhas quando elas chegaram. Juntas. Beijinhos, beijinhos, beijinhos…
Ansiedade a nível insuportável. Ninguém falou nada. Mas ela achou que Rose olhou para Gicelly. A Lia parecia meio distraída. Não aguentou: “E aí, meninas, o que acharam?” Sorriso escancarado.
Silêncio. Umas… duas ou três horas de silêncio.
Rose perguntou: “É definitivo ou provisório?” Nem vou contar o almoço. Talvez em outra ocasião. Mas vocês podem imaginar.
O objetivo de um Tratamento Estético com cerâmicas é a naturalidade do sorriso em todos os movimentos faciais. Com os lábios em descanso. Sorrindo levemente. Gargalhando. Isto é, em toda posição que os lábios assumirem.
Concordo que a naturalidade é muito difícil de ser obtida, mas é o objetivo, então temos que observar o rosto da paciente, pedir fotos antigas, tomar medidas faciais e esclarecer se os dentes poderão ficar iguais aos da Julia Roberts ou Gisele Bundchen. Já me pediram iguais aos da Letícia Spiller. E explicar que o tratamento não vai garantir um marido ou namorado novo também é importante nesta fase… Mas pode ajudar.
As lâminas cerâmicas ou lentes de contato cerâmicas são opções atuais e muito usadas para os dentes anteriores. Sabem a diferença entre uma lâmina cerâmica ou lente de contato? A espessura. Apenas isso, que varia de 0,3mm na lente de contato a 1,3mm numa lâmina.
A decisão entre uma ou outra? O espaço de desgaste necessário.
São muitas ferramentas de diagnóstico que o dentista reabilitador oral dispõe, como o ESTUDO PRÉVIO e SIMULAÇÃO DO RESULTADO FINAL, que são as técnicas PRÉ-TRATAMENTO fundamentais para a previsibilidade do resultado: sequência de fotos extra e intra orais, filmagem etc. Sim, filmagem do paciente simulando todas as movimentações dos lábios, moldes e modelos de gesso de precisão, estudo e análise do sorriso com SIMULAÇÃO em computador e o enceramento diagnóstico, em que o Protético (técnico de laboratório) esculpe e confecciona o novo sorriso em cera, sobre os modelos de gesso, materializando o resultado final antes mesmo de iniciar-se o tratamento.
A escolha do Técnico de Laboratório (Protético) e da técnica de aplicação da cerâmica é outro diferencial, pois a cerâmica tem, em média, de 1 a 2mm de espessura e há protéticos que aplicam 3 camadas de cerâmica. Há outros que usam a Técnica de Aplicação Cerâmica Estratificada com até 13 camadas de cerâmica incluindo efeitos internos, de diferentes transparências e opacidades, em que a luz atravessa estas camadas e reflete com a naturalidade em que refletiria num dente natural.
Estes são diferenciais que determinam se uma cerâmica ficará com aspecto natural ou artificial. Se vai olhar o dente novo de sua amiga e achá-lo artificial ou não.
O caso da Marcia vai ficar em suspense. Eu só sei que ela tratou os dentes em Alphaville mesmo e não precisou mais ir pra São Paulo toda semana…
Dr. João Rosa é ministrador de cursos nacionais e internacionais, e especialista em área de implantes, próteses e sedação.
Matéria “Naturalidade ou Artificialidade das Coroas Cerâmicas” publicada na Revista “MULHERES ALPHAVILLE” – Seção “Viver Bem”