O Tratamento de Canal também é conhecido como Tratamento Endodôntico.
Consiste em remover a polpa (tecido no interior do dente, nervo), desinfetar, modelar e obturar (selar) o canal.
Os avanços tecnológicos e biológicos permitem que quase todos os casos sejam resolvidos numa única sessão de atendimento.
Quando se faz necessário o Tratamento Endodôntico?
– Quando a tal polpa se encontra irreversivelmente inflamada, apresentando dor espontânea, normalmente agravada pelo calor, alimentos ou bebidas quentes;
– Quando há cárie muito extensa e se durante a remoção ocorrer a exposição da polpa;
– Quando a polpa estiver necrosada (morta) e/ou infeccionada, associada ou não a uma infecção periapical (osso), podendo apresentar dor ou inchaço e em alguns casos, só é diagnosticada pela radiografia;
– Por motivo protético, fratura ou doença periodontal (gengiva e osso) associada.
Esse tratamento é eficiente?
Alguns fatores que podem influenciar no sucesso do tratamento são: sistema imunológico, anatomia dental particular de cada dente, grau da infecção, espécies de bactérias envolvidas, cooperação do paciente, tratamento pós-endodontia etc.
O retorno do paciente ao dentista para restaurar o dente tratado (restaurações de resinas, coroas) e/ou outros procedimentos necessários para o restabelecimento da saúde bucal é essencial para o sucesso do tratamento.
Cuidados após o Tratamento Endodôntico
Finalizado o tratamento, o dente demanda um período para a reparação dos tecidos que ficam ao redor da raiz. Por isso é comum sentir leve desconforto, principalmente quando da mastigação sobre o dente tratado. Geralmente esse período fica restrito aos 3 primeiros dias após a consulta, mas em alguns casos, pode permanecer por mais de 10 dias.
O pós-operatório dependerá da sensibilidade particular de cada paciente, das dificuldades verificadas durante o tratamento e da existência ou não de infecção e inflamação.
O Tratamento Endodôntico visa apenas eliminar a causa da doença que está no interior do canal. Sendo assim, o êxito do tratamento vai depender bastante da resposta imunológica do paciente, que é responsável pela reparação e eliminação da infecção ou inflamação. A cicatrização total pode levar de 6 meses a 4 anos.
É de vital importância que o paciente retorne ao Endodontista para acompanhamento e avaliação radiográfica dos dentes tratados.
A AlphaOdonto conta com profissionais qualificados, oferecendo o melhor atendimento com qualidade e rapidez. Estamos à sua disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento em relação ao Tratamento Endodôntico.