Mês das Mães: hoje escrevo para vocês!
E é uma mensagem sobre o prazer de viver, sobre conforto, qualidade de vida. Nossa mensagem neste mês das mães é para a mulher que já é avó e para todas as mães. E vocês podem se perguntar: como um articulista de Odontologia fala em prazer de viver, em qualidade de vida?
Pois bem, falo da reunião de família ao redor da mesa da “mama”, do almoço de domingo, da macarronada com os filhos, noras, genros e netos e além do lindo sorriso, falo da dentição firme, da capacidade de mastigação, do saborear o alimento bem triturado.
Viram como comecei a falar de Odontologia?
Recebi o relato de uma paciente que adora centralizar a família aos domingos, ao seu redor. Vou chamá-la de Vó Odete, ou “Vódete” para os íntimos (nome fictício).
Os netos pedem bife à parmegiana, batata frita e arroz branco todo domingo. E ela adora. Ama comandar a cozinha enquanto os filhos, netos, genros e noras vão chegando, passam na cozinha para abraçá-la. Alguns pedem o avental e ajudam e a algazarra toma conta da casa. Dona Odete serve o almoço, fiscaliza se todos repetem o prato pelo menos uma vez. Se repetirem 2 vezes melhor ainda. E mais de uma vez, me confessou, pediu licença, saiu por momentos e chorou antes de voltar. Há muitos anos ela convive com próteses totais soltas (dentaduras) e não consegue mastigar direito, não sentindo o verdadeiro sabor dos alimentos.
O alimento entra embaixo da prótese e machuca, incomoda. Dona Odete disfarça e volta ao convívio. Não come mais. Cozinhar é um prazer que une as pessoas e comer faz parte desta alegria.
Clínica preparada, Médico Anestesista, Cirurgião Dentista, Assistentes e Auxiliares paramentados e protéticos a postos e Dona Odete recebe implantes e uma prótese fixa sobre estes implantes ao final do dia.
Não tem mais próteses soltas na boca.
A Implantodontia é uma das especialidades odontológicas que mais evoluiu nos últimos tempos. E a geração atual de Dentistas Implantodontistas vivencia esta evolução, podendo propiciar ao seu cliente passar da dentadura à mastigação plena em até uma semana com um tipo de prótese implantada chamada Prótese Protocolo, que exige uma clínica ou equipe que domine o Ciclo Completo de Atendimento Cirúrgico-Protético: Dentista Implantodontista, Dentista Protesista, Equipe Médica de Anestesiologia e Enfermagem, Laboratório de Prótese especializado em Próteses Sobre Implantes.
Nem todos os casos são passíveis da colocação imediata da prótese. Existem critérios que influem nesta decisão, como a qualidade óssea e a firmeza inicial do implante.
A Prótese Protocolo é uma prótese com reforço metálico interno (barra metálica) parafusada sobre múltiplos implantes.
Quando há pouco osso na maxila, existem os Implantes Zigomáticos, mais longos que os implantes convencionais e implantados sob anestesia geral hospitalar.
Dona Odete pôde receber a Prótese Protocolo no mesmo dia e com ela a devolução de sua autoestima.
Receber os implantes e a instalação de uma prótese fixa chama-se conforto.
Sorrir e falar com segurança chama-se confiança.
Mastigar alimentos duros e tritura-los bem chama-se saúde.
Ao conjunto destas 3 condições, destes 3 pilares chama-se qualidade de vida.
Dona Odete nunca mais precisou sair da mesa aos domingos e chorar.
Dr. João Rosa é ministrador de cursos nacionais e internacionais, e especialista em área de implantes, próteses e sedação.
MATÉRIA “A Odontologia e os 3 pilares da Felicidade” publicada na Revista “MULHERES ALPHAVILLE” – Seção “Viver Bem”